quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Equipe do CPPTA visita viveiros de plantas construídos em Escolas Municipais em Serra do Navio

 O Curso Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais (CPPTA), através de sua equipe organizacional, visitou no último dia 13, as Escolas Municipais Colônia do Cachaço e Beija-Flor. O objetivo da visita era fazer o acompanhamento dos viveiros de plantas feitos nas escolas citadas.
Foto: Alessandra Lameira
A visita foi composta por: Paulo Russo, Coordenador do CPPTA; Paula da Silva, consultora do CPPTA; Marcelo Miranda, técnico do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (RURAP) e Josenildo Oliveira, gerente de Meio Ambiente da Amapari Energia.  
A equipe foi recepcionada pelos professores e alunos, que em seguida mostraram o desenvolvimento dos viveiros de plantas das referidas escolas. 
Foto: Alessandra Lameira
O professor da Escola Colônia do Cachaço, Juzivam Dias Ferreira, ressaltou a importância do projeto e destacou o envolvimento dos alunos, que buscam auxiliar dando manutenção nos viveiros. “Nota-se que as crianças estão empolgadas. Pois sempre que tem a oportunidade, elas visitam o viveiro, regam as plantas e acompanham o crescimento. Tudo isso aliado a uma grande expectativa”, disse Juzivam.
O gerente de Meio Ambiente da Amapari Energia, Josenildo Olievira , expôs a satisfação de fazer parte desse processo educativo, já que a empresa colaborou com a construção do viveiro doando materiais, tornando a Amapari uma parceira importante do CPPTA. 
Para o coordenador do CPPTA, Paulo Russo, a construção dos viveiros de plantas tem o lado positivo de contribuir com a formação sócio-cultural tanto dos professores como dos alunos que participaram do projeto.
Foto: Alessandra Lameira
"Os viveiros que nasceram dos projetos do CPPTA devem ser percebidos como espaços pedagógicos. Nesses viveiros os professores e alunos poderão trabalhar de forma transversal temas como conservação da natureza e saúde alimentar. Temas que irão estimular a comunidade escolar a fazer reflexões sobre a forma como as pessoas estão se relacionando com os espaços naturais da região e como tem manejado os recursos naturais. É um caminho para escola ir além de seus muros... ir em direção à comunidade onde está inserida  e convidá-la a compartilhar esse momento de aprendizado. Os familiares dos alunos terão a oportunidade de contribuir nesse processo com seus saberes, trazendo suas vivências do meio rural", disse Russo.  
O CPPTA visa contribuir para o aperfeiçoamento dos professores na construção de projetos interdisciplinares, além de sensibilizar para o tratamento dos problemas ambientais da comunidade dos Municípios, utilizando unidade de conservação como um Centro de Referência em Educação Ambiental.

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